A rede de supermercados espanhola Dia fechou um acordo para vender todas as suas lojas no Brasil por um preço simbólico de 100 euros. Agora, a varejista afirma que irá concentrar seus esforços em negócios na Espanha e Argentina, onde tem uma marca mais estabelecida.
Segundo a companhia, desde sua chegada ao Brasil em 2001, Grupo Dia fez fortes investimentos no País, que não trouxeram o retorno esperado. Com isso, decidiu focar na Espanha e Argentina “onde atualmente alcançou uma posição relevante com uma estratégia centrada na distribuição alimentar de proximidade”.
Em 21 de março, o Dia Brasil apresentou um pedido de recuperação judicial após um processo de reestruturação no País, anunciado uma semana antes. Conforme informado na época, a empresa decidiu fechar 343 lojas e três centros de distribuição para tentar estabilizar a operação enquanto aguardava a definição de novas decisões estratégicas depois dos “persistentes resultados negativos no país”.
Na ocasião, o
Em nota, a rede afirma que a venda de 100% do capital no Brasil vai permitir que ela foque em seus mercados mais rentáveis. “Com o desinvestimento total no território brasileiro e a venda de 100% do capital, o Grupo Dia terá sua responsabilidade limitada, com uma saída limpa em relação à MAM Management”, explica.
A conclusão do negócio está condicionada à obtenção pelo Grupo Dia da autorização das entidades financeiras do sindicato de bancos.
*Com informações de Estadão Conteúdo