Após a água do rio Guaíba ter ficado abaixo dos 4 metros, a chuva voltou a cair sobre Porto Alegre, o que fez o nível voltar a subir nesta quinta-feira (22). Ao todo, foram 14 centímetros em quase 5 horas, após 17,6 milímetros de chuva, de acordo com a Agência Nacional de Águas e Saneamento básica (ANA).
Ainda segundo a agência, mesmo com essa alta,
Conforme a régua instalada do cais Mauá, o nível do Guaíba caiu até 3,82 na noite desse quarta-feira (22) e subiu até 3,96 metros entre 1h45 e 4h45 desta quinta (23). Ainda na quarta, ruas do bairro Menino Deus alagaram – região que sofreu com inundações ao longo do mês de maio.
Às 5h, o nível do lago voltou a cair, chegando a 3,93 metros às 6h15. Em seu dia mais alto, o lago chegou a 5,33m.
Previsão de mais chuva
Ainda segundo a MetSul, nesta sexta-feira (24), o ingresso de ar gelado de uma massa de ar polar que vai ser acompanhado de chuva, por vezes forte, e rajadas de vento fortes a intensas, chega no Sul e no Leste do estado. As rajadas de vento, que serão do quadrante Sul, na costa e sobre a Lagoa dos Patos, devem atingir velocidades entre 70 km/h e 90 km/h, o que vai gerar represamento do escoamento das águas do Guaíba ainda muito alto para o Norte da lagoa.
Assim, a MetSul Meteorologia alerta para o risco de uma forte subida do nível do Guaíba agora no final desta semana, em particular nesta sexta e em parte do sábado, quando o vento Sul será de maior intensidade com a advecção de ar polar no Rio Grande do Sul. A tendência é o vento Sul se manter no fim de semana, mas com menor intensidade no domingo.