O dia de Corpus Christi, assim como o Carnaval e a Páscoa, não tem uma data fixa para acontecer. A data é celebrada pelos católicos 60 dias depois do feriado de Páscoa, e é lembrada, principalmente, pelos tapetes devocionais que enfeitam as ruas por onde passa a procissão. Neste ano, o Corpus Christi acontece no dia 30, uma quinta-feira.
A finalidade da data é celebrar o ministério da eucaristia, o sacramento do corpo e sangue de Jesus Cristo. Apesar de ser muito celebrado pelos católicos de todo o Brasil, Corpus Christi não é um feriado nacional. Na maioria das cidades e dos estados, é decretado ponto facultativo.
Significado bíblico
O nome do feriado remete ao corpo de cristo e ao momento da Eucaristia, instituído quando Jesus se reuniu com os apóstolos em seu último momento antes de ser crucificado. Quem instituiu a data foi o papa Urbano IV, remetendo à passagem bíblica que está em Mateus 26:26: “E, quando comiam, Jesus tomou o pão, e abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo. E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lhe o, dizendo: Bebei dele todos; Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados.”
Os tapetes devocionais, feitos de serragem e sal coloridos, lembram a entrada de Jesus em Jerusalém. Em Minas, com a forte presença da Igreja Católica, as cidades históricas, como Sabará, Ouro Preto e São João Del Rei, se destacam com a tradição de origem portuguesa. Os tapetes também enfeitam as ruas no Domingo de Ramos e no Domingo de Páscoa.