Símbolo da resistência gaúcha na pior enchente da história do Rio Grande Sul, o cavalo Caramelo vai ajudar financeiramente, de maneira indireta, os atingidos pelas chuvas no estado. Isso porque um quadro do animal foi leiloado por R$ 130 mil, em uma ação para arrecadar doações para as vítimas das enchentes. O leilão foi realizado na noite desta segunda-feira (13).
O cavalo Caramelo ficou conhecido em todo o Brasil depois de passar quatro dias ilhado em cima do telhado de uma casa na cidade de Canoas. A mobilização em prol do resgate reuniu famosos, com o influenciador Felipe Neto e a primeira-dama do Brasil, Janja.
O quadro do cavalo Caramelo foi pintado pelo artista argentino José Acuña. A obra tem 56 centímetros de largura por 47 de altura. A imagem retrata a cena que viralizou nas redes sociais, do animal flagrado resistindo em cima do telhado. Além da pintura, a obra foi leiloada junto a uma poesia do cantor e pecuarista Gujo Teixeira.
O leilão, organizado pelo Sindicato dos Leiloeiros Rurais do Rio Grande do Sul (Sindilei-RS), arrecadou ao todo R$ 1,2 milhão com obras. Entres elas uma prancha e uma camiseta doadas pelo surfista Gabriel Medina, camisetas do Santos e da Seleção Brasileira, ambas autografadas pelo rei Pelé, e ainda réplicas de capacetes de Ayrton Senna e da camiseta usada no último desfile da modelo Gisele Bündchen. No total, cerca de 94 obras foram doadas para o leilão.
De acordo com a organização do evento, nomeado como Martelo Solidário, todo o dinheiro será colocado na conta do próprio sindicato e será destinado, conforme demanda, para entidades que prestam apoio ao socorro dos afetados e para a reconstrução do estado.