A aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) que decolou de Brasília na manhã desta segunda-feira (6) pousou na Base Aérea de Canoas, no Rio Grande do Sul, no início da tarde desta segunda, levando cerca de 18 toneladas de mantimentos doados pela população para ajudar os atingidos pelas chuvas. A tragédia já matou mais de 80 pessoas, deixou quase 130 mil desalojados e mais de 110 desaparecidos (veja como ajudar as vítimas no Rio Grande do Sul no fim da matéria).
As doações foram recolhidas nas bases aéreas do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Brasília por meio da campanha ‘Todos Pelo Sul’. Entre os itens doados, estão roupas, colchonetes, água potável e alimentos não-perecíveis. A aeronave também foi usada na repatriação de brasileiros na Faixa de Gaza em meio à guerra entre Israel e Hamas.
Temporal no RS
As regiões mais afetadas pelas chuvas no RS são: Central, Vale do Rio Pardo, Metropolitana, Serra Gaúcha e Vale do Taquari.
O Rio Grande do Sul decretou
A
Como ajudar?
Segundo as autoridades, desabrigados e desalojados que foram acolhidos pela Defesa Civil precisam não só de alimentos, como também de colchões, roupas de cama e banho e também cobertores. Quem mora na região de Porto Alegre pode contribuir presencialmente no Centro Logístico da Defesa Civil Estadual (avenida Joaquim Porto Villanova, 101, bairro Jardim Carvalho, Porto Alegre).
Além de receber doações de vários itens, as autoridades permitem a doação de qualquer tipo de valor em dinheiro. Para permitir a colaboração de pessoas de outras cidades e estados, o Governo do Estado criou uma chave Pix para receber doações. Quem quiser contribuir, pode fazer um Pix para o CNPJ 92958800000138.