Ouvindo...

Times

Aeroporto de Porto Alegre é tomado por enchente e suspende operações; veja fotos

Nas imagens, é possível ver que a água cobre boa parte do aeroporto, até mesmo a pista onde ficam as aeronaves

O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, ficou inundado devido ao temporal que atingiu o Rio Grande do Sul na última semana. As operações no local foram suspensas.

Nas imagens, é possível ver que a água cobre boa parte do aeroporto, até mesmo a pista onde ficam as aeronaves. Por causa do desastre, as atividades foram todas suspensas por tempo indeterminado.

Dessa forma, todos os voos com origem ou destino a Porto Alegre foram cancelados, e as regras para remarcação foram flexibilizadas pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR).

Os aeroportos de Passo Fundo, Caxias do Sul, Pelotas e Santo Ângelo operam normalmente, mas tudo pode mudar a qualquer momento.

Leia também

Chuva no RS

Até o momento, o temporal no Rio Grande do Sul vitimou 83 pessoas e deixou 111 desaparecidos. Além disso, segundo a Defesa Civil, há 291 feridos, 129.279 desalojados, 20.070 em abrigos e 873.275 afetados nos 364 municípios atingidos.

Desses, 336 municípios estão em estado de calamidade pública. As regiões mais afetadas foram: Central, Vale do Rio Pardo, Metropolitana, Serra Gaúcha e Vale do Taquari.

A Marinha do Brasil enviou equipes, embarcações, aeronaves e viaturas para ajudar no resgate. A Força Aérea Brasileira enviou dois helicópteros para resgatar vítimas em cidades isoladas por causa das interdições nas rodovias, como Candelária, por exemplo.

Como ajudar?

Segundo as autoridades, desabrigados e desalojados que foram acolhidos pela Defesa Civil precisam não só de alimentos, como também de colchões, roupas de cama e banho e também cobertores. Quem mora na região de Porto Alegre pode contribuir presencialmente no Centro Logístico da Defesa Civil Estadual (avenida Joaquim Porto Villanova, 101, bairro Jardim Carvalho, Porto Alegre).

Além de receber doações de vários itens, as autoridades permitem a doação de qualquer tipo de valor em dinheiro. Para permitir a colaboração de pessoas de outras cidades e estados, o Governo do Estado criou uma chave Pix para receber doações. Quem quiser contribuir, pode fazer um Pix para o CNPJ 92958800000138.

*Com informações de Larissa Ricci


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.
Leia mais