Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Enem 2024: pedidos de isenção da taxa podem ser feitos a partir desta segunda-feira (15)

O prazo vai até 26 de abril e também se aplica às justificativas de falta na versão de 2023

O período para requerer isenção da taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 começa nesta segunda-feira (15). O prazo vai até 26 de abril e também se aplica às justificativas de falta na versão de 2023. O cronograma (englobando a fase de recursos) e os regulamentos foram definidos em comunicado, que pode ser acessado no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Os interessados devem solicitar a isenção, através da Página do Participante, utilizando o acesso único do Gov.br. Aqueles que não recordarem a senha da conta podem recuperá-la seguindo as instruções da própria plataforma. O Inep contempla a gratuidade no Enem para indivíduos que se enquadram nos seguintes perfis:

  • Matriculados no último ano do ensino médio (no ano de 2024), em instituição pública registrada no Censo Escolar.
  • Quem cursou todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em instituição privada.
  • Indivíduos em condição de vulnerabilidade socioeconômica por serem integrantes de família de baixa renda – com inscrição no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico).

Justificativa de ausência: aqueles que não compareceram aos dois dias de Enem, em 2023 necessitam justificar a falta caso desejem participar da edição de 2024 gratuitamente.

Veja o cronograma

  • Solicitação de isenção da taxa/Justificativa de ausência: 15 a 26 de abril
  • Resultado desses pedidos: 13 de maio
  • Período de recursos: 13 a 17 de maio
  • Resultado dos recursos: 24 de maio

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.
Leia mais