Animais silvestres usados ilegalmente em espetáculos e festas foram apreendidos durante operação da Polícia Federal (PF) nesta quinta-feira (23). A ação foi realizada em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Em vídeos enviados pela instituição, é possível ver animais mortos dentro de um freezer.
O objetivo da ação é “coibir crimes contra a fauna e em desacordo com as normas ambientais”. A operação ARARAT contou com 30 policiais federais e sete analistas ambientais.
Ao todo, foram cumpridos 4 mandados de busca e apreensão, que foram expedidos pela 41ª Vara Criminal do Rio de Janeiro, na capital e no município de Itaboraí.
De acordo com as investigações, os animais estavam sendo mantidos em condições irregulares e em alojamentos inadequados, com restrição de espaço e alimentação em desacordo com as necessidades das espécies.
Os envolvidos responderão pelos maus-tratos, conforme previsto na Lei de Crimes Ambientais, cabendo detenção e pagamento de multa.
Na ação, os policiais também verificaram se documentos de posse dos animais são legítimos para reprimir a falsidade documental.