A Hurb, 123 Milhas e Enel foram as empresas mais reclamadas por consumidores no Procon de São Paulo ao longo de 2023. O relatório das 50 empresas que mais receberam reclamações foi divulgado pelo órgão na manhã desta sexta-feira (15).
Segundo o Procon, as reclamações refletem as queixas que não foram solucionadas em uma primeira tentativa de acordo feita pelo órgão de defesa, sendo convertidas em processos administrativos.
Em todo o ano de 2023 foram registradas 769.556 reclamações no canal de atendimento online e nos postos presenciais. Dessas, 672.040 foram mediadas em uma primeira fase (a diferença de 97 mil se refere a consultas, denúncias e outras interações com consumidores).
“O grande volume de reclamações reflete o tamanho da economia paulista, mas ainda chama a atenção o baixo índice de solução apresentado pelas empresas, especialmente as que figuram nas primeiras colocações no ranking”, avalia Luiz Orsatti Filho, diretor Executivo do Procon-SP.
Ranking das 10 empresas mais reclamadas no Procon-SP:
- Hurb Technologies S/A - 11.000 reclamações
- Grupo 123 Milhas - 8.186 reclamações
- Enel - 5.800 reclamações
- Itaú Unibanco - 4.906 reclamações
- Bradesco - 4.815 reclamações
- Ikeg - 4.472 reclamações
- Shopee - 4.391 reclamações
- Samsung - 4.316 reclamações
- Grupo Claro - 4.006 reclamações
- Mercado Livre - 3.708 reclamações
As duas primeiras colocações do cadastro são de empresas do setor de turismo que atuam na modalidade de viagem com datas de agendamento flexível: Hurb Technologies S/A e Grupo 123 Milhas.
Conforme o órgão, os problemas mais citados pelos consumidores em relação a essas empresas foram ofertas não cumpridas, dificuldade na devolução dos valores pagos, dificuldade para cancelar ou alterar o contrato e questionamento de cobranças (serviço não fornecido).
Primeiros colocados nos últimos 5 anos:
- 2023 – Hurb Technologies S/A
- 2022 – Faci.ly
- 2021 – Eletropaulo – Enel
- 2020 – Eletropaulo – Enel
- 2019 – Via Varejo (Casas Bahia/PontoFrio/Extra.com.br/Bartira)