Ouvindo...

Hurb, 123 Milhas e Enel são as empresas mais reclamadas no Procon-SP; veja ranking

Relatório foi divulgado na manhã desta sexta (15)

As duas primeiras colocações do cadastro são de empresas do setor de turismo que atuam na modalidade de viagem com datas de agendamento flexível

A Hurb, 123 Milhas e Enel foram as empresas mais reclamadas por consumidores no Procon de São Paulo ao longo de 2023. O relatório das 50 empresas que mais receberam reclamações foi divulgado pelo órgão na manhã desta sexta-feira (15).

Segundo o Procon, as reclamações refletem as queixas que não foram solucionadas em uma primeira tentativa de acordo feita pelo órgão de defesa, sendo convertidas em processos administrativos.

Em todo o ano de 2023 foram registradas 769.556 reclamações no canal de atendimento online e nos postos presenciais. Dessas, 672.040 foram mediadas em uma primeira fase (a diferença de 97 mil se refere a consultas, denúncias e outras interações com consumidores).

“O grande volume de reclamações reflete o tamanho da economia paulista, mas ainda chama a atenção o baixo índice de solução apresentado pelas empresas, especialmente as que figuram nas primeiras colocações no ranking”, avalia Luiz Orsatti Filho, diretor Executivo do Procon-SP.

Ranking das 10 empresas mais reclamadas no Procon-SP:

  1. Hurb Technologies S/A - 11.000 reclamações
  2. Grupo 123 Milhas - 8.186 reclamações
  3. Enel - 5.800 reclamações
  4. Itaú Unibanco - 4.906 reclamações
  5. Bradesco - 4.815 reclamações
  6. Ikeg - 4.472 reclamações
  7. Shopee - 4.391 reclamações
  8. Samsung - 4.316 reclamações
  9. Grupo Claro - 4.006 reclamações
  10. Mercado Livre - 3.708 reclamações

As duas primeiras colocações do cadastro são de empresas do setor de turismo que atuam na modalidade de viagem com datas de agendamento flexível: Hurb Technologies S/A e Grupo 123 Milhas.

Conforme o órgão, os problemas mais citados pelos consumidores em relação a essas empresas foram ofertas não cumpridas, dificuldade na devolução dos valores pagos, dificuldade para cancelar ou alterar o contrato e questionamento de cobranças (serviço não fornecido). Confira o ranking das 50 mais reclamadas.

Primeiros colocados nos últimos 5 anos:

  • 2023 – Hurb Technologies S/A
  • 2022 – Faci.ly
  • 2021 – Eletropaulo – Enel
  • 2020 – Eletropaulo – Enel
  • 2019 – Via Varejo (Casas Bahia/PontoFrio/Extra.com.br/Bartira)
A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.