Uma troca de prontuário causou trauma para a paciente Rosângela Pureza Calvalcante, no Hospital Regional Público do Marajó, em Breves, no Pará. Ela deu entrada para realizar uma cirurgia na clavícula após um acidente de moto, no entanto, teve o útero retirado no dia 24 de janeiro.
A informação é do g1. A paraense, de 42 anos, contou que estava com uma pulseira com o nome dela. No entanto, a médica Lígia Sant’Anna Bonisson afirmou que a mulher teve o prontuário trocado e estava identificada como ‘Maria’.
A Polícia Civil investiga o caso e a família registrou Boletim de Ocorrência na delegacia de Breves. Rosângela havia caído de moto no dia 18 de janeiro e, após realizar um raio-x na Unidade de Pronto Atendimento de Breves, foi constatado que ela havia quebrado a clavícula. Ela foi imediatamente encaminhada ao hospital, onde ficou até o dia 24.
No dia da cirurgia, o irmão e a nora de Rosângela foram impedidos de acompanhar o procedimento. Quando ela acordou, após a cirurgia, percebeu que nada havia sido feito no ombro, mas sim, na barriga.
A médica que realizou o procedimento afirmou que a operação foi um ‘equívoco’ e disse que Rosângela não teria ‘nenhum prejuízo’. ‘Você vai evitar um câncer de colo de útero, você não vai ter hemorragia, não vai entrar na menopausa’, afirmou à paciente, durante uma conversa gravada pela família.
Um dia depois, Rosângela passou por outra cirurgia, para corrigir a fratura na clavícula. Ela recebeu alta no dia 27 de janeiro. A Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará afirmou que o hospital presta apoio à paciente, o que a família nega. O Conselho Regional de Medicina do Pará instaurou um procedimento para apurar o caso.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.