Ouvindo...

Mina da Braskem: veja o antes e depois dos bairros abandonados em Maceió

Segundo Defesa Civil, estrutura pode desabar a qualquer momento; prefeito decretou estado de emergência

Desde 2019 cinco bairros da capital alagoana vêm sendo evacuados. São eles: Mutange, Bebedouro, Bom Parto, Pinheiro e Farol

A Defesa Civil de Maceió informou que a mina 18 da Braskem pode desabar a qualquer momento. Caso a estrutura ceda, uma cratera gigante pode se abrir no bairro Mutange. Segundo o órgão, a estrutura corre “risco iminente de colapso”.

Na quarta-feira (28), prefeito João Henrique Caldas (PL-AL) declarou situação de emergência no município, após o agravamento da situação da mina. Caso a estrutura ceda, uma cratera gigante pode se abrir no bairro Mutange - que já está desocupado devido ao afundamento do solo.

A mina 18 é uma das 35 minas da Braskem na região. As estruturas eram usadas, desde 1976, para extração de sal-gema, usado para produzir soda cáustica e policloreto de vinila (PVC). A Defesa Civil do estado alertou que uma ruptura no local pode ter um efeito cascata em outras minas.

Bairros abandonados

Em 2018, uma série de abalos sísmicos e afundamentos de solo fez com que a atividade no complexo fosse interrompida. A instabilidade da região causou rachaduras e colocou em risco as casas da região.

Desde 2019 cinco bairros da capital alagoana vêm sendo evacuados. São eles: Mutange, Bebedouro, Bom Parto, Pinheiro e Farol. Apesar do principais bairros ameaçados já terem sido evacuados, as ruas próximas foram fechadas e o fluxo de pessoas no entorno está proibido.

Veja o antes e depois das casas desocupadas:

Antes:
Depois:
Antes:
Depois:
Antes:
Depois:
Antes:
Depois:
Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.