Funcionários do primeiro turno da fábrica da General Motors (GM) de São José dos Campos aprovaram uma proposta de Plano de Demissão Voluntária apresentada pela empresa. A assembleia, que aconteceu na manhã desta sexta-feira (1º), reuniu cerca de 3 mil trabalhadores. À tarde, haverá nova assembleia para outro turno.
O plano foi oferecido depois que a Justiça do Trabalho cancelou mais de 800 demissões de trabalhadores por telegramas e e-mails. Pela proposta aprovada, há dois pacotes previstos, sendo um para quem tem de um a seis anos de empresa e outro para funcionários com mais de sete anos.
Os trabalhadores terão estabilidade no emprego até o início de maio do ano que vem e também receberão 50% pelos dias parados após a demissão que foi cancelada.
Além de assistência médica e salários de três a seis meses após a demissão, a proposta da empresa também prevê um pagamento adicional. No primeiro pacote, o valor é de R$ 15 mil. No segundo, o pagamento será de R$ 85 mil ou um Onix Hatch.
O Sindicato dos Metalúrgicos e a empresa ainda não se manifestaram após a aprovação do acordo.