Ouvindo...

Times

Vídeo: tornado de mais de 200 Km/h atinge plantação no Norte do Paraná

Fenômeno causou estragos principalmente na área rural da cidade

Um tornado atingiu São José da Boa Vista, no Norte do Paraná, na tarde de sábado (28) e causou estragos principalmente na área rural da cidade. De acordo com o Simepar, os ventos chegaram a atingir velocidade de 218 km/h. Veja vídeo abaixo.

O fenômeno foi classificado entre F1 e F2, de acordo com a escala Fujita. Os tornados, ainda conforme o Simepar, são raros e imprevisíveis. A baixa pressão na nuvem de tempestade faz com que o ar suba de forma rotativa.

Segundo a Defesa Civil, não há registros de feridos e, até este domingo (29), não havia um levantamento de quantas casa foram danificadas.

Desde a última sexta-feira (27), a Defesa Civil Estadual registrou várias ocorrências no Estado do Paraná e afirma que todas estão sendo monitoradas. Conforme dados atualizados pelo órgão no sábado (28), 27 municípios registraram ocorrências dos mais variados tipos, prevalecendo as ocorrências de alagamentos e enxurradas. Nas últimas 24 horas as maiores precipitações se acumularam na região oeste e sudoeste, com acumulados de aproximadamente 150 mm em alguns locais.

“As ações neste momento são de resposta a emergência, as quais são realizadas localmente, pelos municípios, por meio da Defesa Civil Municipal, com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná e Coordenadorias Regionais de Defesa Civil”, detalha a Defesa Civil.

Jornalista graduada pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2005. Atua como repórter de cidades na Rádio Itatiaia desde 2022
Leia mais