Ouvindo...

Times

Cataratas do Iguaçu registram 2ª maior vazão da história com 18,6 milhões de litros

Fortes chuvas atingiram o Sul do país neste sábado (28) e domingo (29)

As Cataratas do Iguaçu, localizadas em Foz do Iguaçu, no Paraná, registraram neste domingo (29) a segunda maior vazão da sua história. O fato ocorreu em função das fortes chuvas que atingiram a região desde esse sábado (28). O local alcançou vazão de 18,6 milhões litros, conforme a Copel, companhia de energia.

Por conta do alto nível de água, as passarelas para visitação precisaram ser interditadas, como parte do protocolo de segurança padrão. Segundo informações, a passagem só será liberada caso a vazão fique entre 7 a 8 milhões de litros. A média padrão é de 1,5 milhão.

Efeito das chuvas

As cidades de Blumenau e Rio do Sul, no Vale Itajaí, em Santa Catarina, foram fortemente afetados pelas chuvas neste sábado (28), que provocaram o aumento do nível do Rio Itajaí-Açu, que causou enchentes, rodovias interditadas, deslizamentos e a morte de uma pessoa.

De acordo com informações, um motorista desapareceu na noite passada após tentar atravessar de carro uma rua alagada. Na manhã deste domingo (29), o corpo foi encontrado sem vida. Uma mulher e uma criança de cinco anos que estavam no veículo sobreviveram.

Blumenau registrou a quarta enchente no mês de outubro, que deixou dois bairros, Itoupava Norte e Fortaleza, alagados, após o nível do rio atingir 8,26 metros. Já em Rio do Sul, a água alcançou 7,75 metros e quase 100 pessoas precisaram ser encaminhadas a um abrigo.

Por conta das chuvas, um deslizamento de terra interditou a SC-112, na altura do km 22. Além disso, outras quatro interdições foram feitas pela Polícia Rodoviária Estadual (PMRv) pelo risco de queda de barreira.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.
Leia mais