Mais de 80 chamados por causa da enchentes foram registrados pelo Corpo de Bombeiros da capital paulista entre as 19h de domingo e as 6h desta segunda-feira (9). Um forte temporal atingiu também cidades da Grande São Paulo. Em Diadema, ao menos duas pessoas morreram por causa das enchentes.
De acordo com a Polícia Militar (PM), as vítimas foram dois homens que estavam em um carro que caiu em um córrego que transbordou. O caso aconteceu por volta das 2h desta segunda. As vítimas foram regiradas do veículo parcialmente submerso e levadas para um pronto-socorro, mas não resistiram.
Dos chamados atendidos pelos bombeiros, não houve registro de vítimas. Além dos casos de enchentes, foram registradas também 47 ocorrências de quedas de árvores e 37 de desabamentos.
Na Avenida Pacaembu, em Franco da Rocha, um deslizamento de terra atingiu o quintal de uma residência. Os moradores precisaram acionar os bombeiros, mas não se feriram. O temporal também abriu buracos em ruas, derrubou muros e e chegou a alagar o teatro municipal de Caieiras, na Grande São Paulo.
Tempo em SP
Na capital paulista, a manhã de segunda teve muitas nuvens e poucas aberturas de sol. De acordo com as estações meteorológicas automáticas do Centro de Gerenciamneto Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, não há expectativa de chuva significativa.
Porém, segundo o CGE, por conta do solo encharcado, há potencial para deslizamentos de terra. Conforme o banco de dados do CGE, outubro de 2023 registrou até às 07h desta segunda, 154,5mm de chuva, o que equivale a 43,3% a mais dos 107,8mm esperados para o mês.