Ouvindo...

Brasil pode ter onda de calor ainda mais forte em outubro, alerta Climatempo

Sistema de alta pressão atmosférica deve continuar estacionado sobre o país, impedindo a formação de nuvens de chuva; temperaturas serão ainda maiores

Calor não deve dar tréguas no próximo mês

A onda de calor que afeta boa parte do Brasil e causou altas temperaturas nas últimas duas semanas pode continuar presente no próximo mês, já que, segundo o Climatempo, outubro será marcado por uma nova onda de calor ainda mais forte.

Um comunicado publicado no site da empresa de meteorologia esclarece que é altamente provável que o Brasil tenha novas ondas de calor. A previsão é que os sistemas de alta pressão atmosférica continuem parados sobre o território brasileiro até o fim da primavera, o que impediria a formação de nuvens de chuva. Como o mês de outubro costuma ser mais quente que setembro, é provável que a nova onda de calor seja ainda mais quente do que a anterior.

De acordo com os especialistas, a primavera de 2023 está especialmente quente por conta do El Niño, fenômeno que aumenta a temperatura nas águas do Oceano Pacífico e altera o clima em toda a região. Além disso, o aquecimento anormal do Oceano Atlântico Norte influencia diretamente no clima brasileiro.

  • 📲 Já se inscreveu no canal da Itatiaia no Whatsapp? Clique aqui e receba as principais notícias do dia. 🤳🏼

  • ⚠️ Os grupos e comunidades da Itatiaia serão desativados em breve. Por isso, se inscreva no canal pra ficar sempre atualizado.⚠️

Como é viver na cidade mais quente do Brasil?

A Itatiaia conversou com vários moradores de São Romão. Eles afirmam que a vida na “cidade mais quente do Brasil” é tranquila, apesar do calor enfrentado por eles. A cidade conta com alguns clubes de lazer, mas o espaço preferido da população é a “prainha” do Rio São Francisco, que está sendo revitalizada pela prefeitura. Uma festa realizada no mês de outubro costuma lotar a faixa de areia, e a população se refresca com os banhos de rio e de mangueira. Com o calorão dos últimos dias, algumas lojas de São Romão chegaram a ficar sem estoque de sorvete.

Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.