Ouvindo...

Baleia Jubarte de 11 metros é retirada da praia de Ponta Verde, em Maceió

Baleias jubarte, cujo nome científico é Megaptera novaeangliae, podem atingir até 16 metros

Duas máquinas foram usadas para retirar baleia da praia

Uma baleia Jubarte com 11 metros foi retirada da orla de Ponte Verde, em Maceió, nesse domingo (24). A praia de Ponta Verde é uma das mais frequentadas de Maceió. Segundo o Instituto Biota, responsável pela remoção, a baleia encalhou morta.

“A certeza é que a baleia já encalhou morta. Desde ontem (sábado), quando recebemos as primeiras imagens, o animal já estava muito cheio de gases, indicando que já estava morto há alguns dias. Então, esse animal não encalhou vivo, ele morreu no mar, por algum motivo que a gente não consegue diagnosticar sem fazer um estudo mais profundo, e veio a encalhar”, disse o biólogo Bruno Stefanis, representante do Instituto Biota.

As baleias jubarte, cujo nome científico é Megaptera novaeangliae, podem atingir até 16 metros de comprimento e pesar cerca de 40 toneladas. São facilmente identificáveis pela coloração quase negra do corpo, pela nadadeira dorsal típica da espécie e pelas grandes nadadeiras peitorais, que podem chegar a ter 1/3 do comprimento do corpo e são geralmente brancas.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.