No dia do cliente, comemorado nesta sexta-feira (15), o IBGE divulgou dados otimistas sobre o aumento de vendas no varejo. Em julho, o setor registrou aumento de 0,7% em vendas. Se comparado com o ano de 2022, a alta chega a 2,4%.
Os dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) estão acima do esperado pelo mercado, que estava calculando uma alta de 0,5% na comparação mensal e 2% na anual. Esse crescimento positivo chega após três meses de resultados próximos ao zero.
Comércio varejista ampliado
O comércio varejista ampliado, setor que inclui veículos, motos e material de construção, recuou 0,3% em julho, em comparação ao mês anterior. Já em comparação com julho de 2022, houve um crescimento de 6,6%.
Entre os itens que tiveram aumento estão: material para escritório e informática (11,7%); artigos de uso pessoal e doméstico (8,4%); hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,3%); e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (0,1%).
Apresentaram queda as vendas de tecidos, vestuário e calçados (-2,7%); livros, jornais, revistas e papelaria (-2,6%); móveis e eletrodomésticos (-0,9%); e combustíveis e lubrificantes (-0,1%). Se comparado a julho de 2022, houve queda de venda apenas de livros, jornais, revistas e papelaria (-7,3%); artigos de uso pessoal e doméstico (-4,9%); e combustíveis e lubrificantes (-2,8%).