O Banco Central (BC) realizou a primeira emissão de títulos públicos federais na plataforma Drex para fins de simulação. A emissão foi realizada no dia 11 de setembro de 2023 e contou com a participação de 11 instituições financeiras.
Até o momento, o Piloto Drex já conta com 11 nós (pontos de operação) de instituições em funcionamento na rede. Vários tipos de operações têm sido simuladas tanto no atacado quanto no varejo, como criação de carteiras, emissão e destruição de Drex e transferências simuladas entre bancos e entre clientes.
A primeira fase do Piloto Drex deve operar até meados de 2024, com o desenvolvimento ainda de outras facilidades na fase seguinte. Ao final do Piloto, o BC avaliará o desempenho da plataforma. A segunda etapa deve incluir o desenvolvimento de outras facilidades, como soluções de proteção à privacidade.
“Para que os testes possam prosseguir para fase de soluções de privacidade, é necessário que os participantes tenham familiaridade com as operações básicas da plataforma Drex”, comenta Rogério Lucca, chefe do Departamento de Operações Bancárias e de Sistema de Pagamentos (Deban) do BC.
“É importante ressaltar que essas são as primeiras operações de um sistema complexo e que a tendência é o número de operações cresça de forma acelerada uma vez que os primeiros testes de cada participante sejam realizados. O alto engajamento é mais um sinal do potencial que os participantes enxergam na plataforma para o desenvolvimento e a oferta futura de soluções inovadoras”, completa.