Ouvindo...

PRF e MP resgatam 100 pessoas em situação de vulnerabilidade em comunidade terapêutica no RJ

Segundo a PRF, os pacientes estavam privados de liberdade, sendo mantidos na comunidade sem consentimento próprio

A operação foi realizada na última quarta-feira

Mais de 100 de pessoas em situação de vulnerabilidade foram resgatada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) durante cumprimento de mandado de busca e apreensão em uma comunidade terapêutica localizado no bairro Santa Cândida, em Itaguaí, na Região Metropolitana do Rio. A operação foi realizada na última quarta-feira (6) e divulgada nesta sexta.

Segundo a PRF, no local as equipes constataram que havia mais de 60 pacientes. Alguns estavam privados de liberdade, sendo mantidos na comunidade sem consentimento próprio. Ainda segundo a corporação, durante o cumprimento dos mandados, as equipes foram informadas de que haveria outro local com mais pessoas internadas, no mesmo bairro. Na ocasião, foram encontradas mais de 40 pessoas na mesma situação. Um dos pacientes era foragido da justiça e possuía um mandado de prisão expedido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ).

Sete pessoas que estavam trabalhando nas clínicas, entre elas o proprietário, foram identificadas. Um homem com mandado de prisão foi conduzido para a delegacia.

Todos os pacientes foram registrados por uma equipe de assistência social da prefeitura de Itaguaí. Por meio de nota, a prefeitura disse que todas as pessoas foram entregues às suas famílias, com exceção de uma, que, segundo o irmão, será buscada na segunda-feira (11).

Segundo a PRF, não houve presos, mas todos os funcionários e o proprietário da comunidade terapêutica foram identificados e serão investigados pelo Ministério Público.

Diana Rogers tem 34 anos e é repórter correspondente no Rio de Janeiro. Trabalha como repórter em rádio desde os 21 anos e passou por cinco emissoras no Rio: Globo, CBN, Tupi, Manchete e Mec. Cobriu grandes eventos como sete Carnavais na Sapucaí, bastidores da Copa de 2014 e das Olimpíadas em 2016.