Uma operação contra exploração sexual infantil foi deflagrada na manhã desta segunda-feira (28) em São Paulo e em sete países. Até por volta do meio-dia, 11 prisões em flagrante haviam sido feitas em cidades paulistas, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP).
Diversos departamentos e delegacias da Polícia Civil de São Paulo cumprem mandados de prisão e de busca e apreensão contra 50 alvos, em 20 cidades, incluindo a capital. Os mandados são referentes à Operação Aliados Pela Infância, de combate a crimes como pornografia infantil e pedofilia.
A operação ocorre simultaneamente desde a manhã em outros sete países: Argentina, Chile, Equador, Paraguai, Panamá, Porto Rico e Estados Unidos. No total, são 151 alvos.
A maior parte dos mandados se concentra na Argentina, com 67, e no Brasil, com 50. A investigação que culminou na operação começou no país vizinho.
Um balanço oficial da operação será divulgado ainda nesta segunda. Até o momento, entre os presos, está um professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de São José do Rio Preto. Há prisões feitas também em Jacareí e em Sorocaba, no interior de São Paulo.