Ouvindo...

Ciclone extratropical chega a São Paulo e Sudeste sofrerá mudança drástica de temperatura

Segundo o INMET são previstas pancadas de chuva, descargas elétricas e fortes rajadas de vento

O ciclone extratropical que chega no sábado

O tempo irá mudar em várias regiões do estado de São Paulo a partir deste sábado (19), é o que indica a previsão do tempo feita pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Segundo nota publicada pela instituição está previsto a chegada de um ciclone extratropical, causando fortes rajadas de vento que podem chegar a 80Km/h.

A faixa leste do Estado, que inclui a capital, a região metropolitana e o litoral, deve ser a área mais atingida pelos vendavais. Enquanto nas regiões de Araraquara, Bauru, Marília e Presidente Prudente, a previsão é de chuva com granizo e raios.

Outra consequência do ciclone extratropical que teve origem entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai é a chegada de uma frente fria que afetará diversas regiões do Brasil, incialmente atingindo o sudeste, provocando fortes pancadas de chuvas, acompanhadas de descargas elétricas, possibilidade de granizo e rajadas de vento, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Segundo a Agencia de Notícias da Marinha a presença de ventos úmidos e baixas temperaturas da superfície do mar poderá provocar, ainda, nevoeiros esparsos na faixa litorânea dos estados de Santa Catarina e de São Paulo.

O que é um ciclone extratropical?

Os ciclones extratropicais são fenômenos meteorológicos caracterizados por um centro de baixa pressão atmosférica. Associado a esse fenômeno, há a presença de uma frente fria. Quanto mais baixa a pressão do ar em seu interior, mais forte são os ventos causados pelos ciclones.

Confira a análise de Mamedes Melo, meteorologista do INMET, para este final de semana, referente ao ciclone extratropical.