Um novo ciclone extratropical, que deverá se formar na sexta-feira (18) entre o Uruguai e o extremo sul do Rio Grande do Sul, levará uma frente fria, além de ventos fortes e chuva, para São Paulo, Rio de Janeiro e o Centro-Oeste no fim de semana.
De acordo com o Climatempo, o ciclone esperado é de alta intensidade e deve ser mais intenso no litoral. Os ventos podem atingir até 80 km/h. Junto do ciclone, a frente fria vai mudar o tempo em São Paulo.
Para o sábado (19), a previsão é de ventos fortes e céu fechado em todo o Estado de São Paulo, com queda de temperatura. De acordo com o Climatempo e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura na capital paulista não deverá passar dos 24ºC no sábado. Na sexta, a máxima prevista é de 31ºC.
O domingo (20) deverá ser de sol com muitas nuvens e chuva a qualquer hora do dia em São Paulo. São esperadas chuvas de moderadas a fortes no fim de semana. Há, ainda, a possibilidade de chuva de granizo em algumas regiões do Estado.
A formação dos ciclones extratropicais se dá em áreas que estão com a pressão do ar mais baixa que a do entorno. Eles são associados a frentes frias e podem gerar chuvas e ventos capazes causar danos.