Ouvindo...

Apagão nacional foi ‘ação controlada’ para proteger sistema interligado de energia elétrica

O Brasil conta com um sistema interligado de energia elétrica, e o apagão aconteceu após um problema não identificado, a fim de evitar outras ocorrências

Apagão de energia elétrica em todo o Brasil foi causado de forma preventiva, para evitar que algum problema, ainda não identificado, se alastrasse para todo o país. Em nota, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) afirmou que o desligamento da energia em parte do país foi “ação controlada” com 16 mil megawatts (MW) interrompidos.

Mais cedo, o Ministério de Minas e Energia havia divulgado nota afirmando que a interrupção ocorreu devido à abertura, às 8h31 da manhã, da interligação Norte/Sudeste, mas que as causas do problema inicial ainda estão sendo apuradas. Ainda assim, a energia já está sendo restabelecida em todas as regiões do Brasil.

Segundo o especialista Pedro Luiz Côrtes, que é professor e pesquisador do Instituto de Energia da Universidade de São Paulo (USP), o Brasil possui um sistema de geração e distribuição de energia interligado. Isso faz com que fique mais fácil controlar os problemas encontrados e evitar que eles se espalhem por todo o país.

“O fato de nós termos praticamente todo o sistema de geração e distribuição de energia interligado é uma grande vantagem para o Brasil, porque permite que uma região que seja, num determinado momento, superavitária em geração de energia, possa transferir parte dessa energia para uma região aonde a geração de energia não esteja sendo suficiente para suprir a demanda. Então isso é uma grande vantagem porque isso otimiza muito o nosso sistema de geração e de distribuição, permitindo um melhor uso das capacidades técnicas existentes”.

Segundo o professor da USP, normalmente problemas pequenos são rapidamente compensados pelo sistema. Entretanto, quando uma ocorrência maior é registrada, há um desligamento de outras regiões, a fim de evitar que o problema se alastre até que seja entendido o que aconteceu e como resolver.

“Eventuais problemas são rapidamente compensados, mas quando há ocorrência de um problema maior, preventivamente há um desligamento de outras regiões que estão ligadas no sistema por uma questão de proteção do próprio sistema. Até se entender o que aconteceu, o que levou a essa queda de energia num determinado ponto, outros sistemas são desligados, para evitar maiores problemas nas linhas de transmissão”.

Todos os estados do Brasil apresentaram apagões, com exceção de Roraima, que não faz parte do sistema interligado de energia elétrica, conforme a Abradee (Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica.

Leia mais