Ouvindo...

Mutirão ‘Renegocia!’ começa nesta segunda (24); veja como participar

Ação será realizada entre 24 de julho e 11 de agosto; renegociações podem ser feitas de forma online ou presencial

Renegocia! começa uma semana depois do lançamento do programa Desenrola Brasil

Começa, nesta segunda-feira (24), o mutirão “Renegocia!”. A ação é voltada para os consumidores que enfrentam dificuldades financeiras, especialmente os chamados superendividados, quem deve mais do que conseguem pagar. Os débitos poderão ser renegociados até 11 de agosto e os atendimentos acontecem de forma online e presencial, em todo o país.

A iniciativa é organizada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Apesar do foco nos “superendividados”, o Renegocia! permite que qualquer pessoa que tenha dívidas em atraso participe do mutirão.

“Queremos alertar as pessoas de que há possibilidade de elas renegociarem as suas dívidas. Sobretudo aquelas dívidas que se constituíram em superendividamento. A dívida atormenta a vida das pessoas, prejudica as relações familiares, as relações sociais. Esse é um dos grandes objetivos do nosso programa. O segundo maior objetivo é possibilitar as pessoas que se informem e se instruam acerca de um consumo racional”, afima Wadih Damous, secretário Nacional do Consumidor.

O Renegocia! começa uma semana depois do lançamento do programa Desenrola Brasil pelo Governo Federal, que também permite a renegociação de dívidas. A principal diferença entre as iniciativas é no Renegocia! não há restrição de renda ou valor limite da dívida.

Além disso, o Desenrola permite a renegociação apenas de débitos bancários. Já o mutirão contempla dívidas de diferentes setores, como contas de água e luz, e débitos com lojas do varejo. Dívidas de pensão alimentícia, crédito rural e imobiliário estão excluídas do programa e não podem ser renegociadas.

Como participar?

O Renegocia! acontece de 24 de julho a 11 de agosto, de forma online ou presencial, nos órgãos de defesa do consumidor de todo o país.

Os consumidores podem procurar a unidade mais próxima do Procon, Ministério Público, Defensoria Pública ou de associações de defesa do consumidor.

Caso o inadimplente queira fazer a renegociação pela internet, ele deve acessar o portal consumidor.gov.br.

” [O consumidor] pode participar através da plataforma consumidor.gov, mas eu recomendo que procurem os Procons. Os Procons estão capacitados a coordenar essa essa renegociação da dívida. Eu enfatizo que qualquer dívida relativa ao consumo pode ser tratada pelo nosso programa Renegocia!. Se você tem dívida de tarifa elétrica, dívida com tarifa de água de gás, com loja de eletrodomésticos com banco. Enfim, qualquer dívida de relação de consumo”, explica Damous.

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.