O secretário de Mudanças Climáticas da capital paulista, Antonio Fernando Pinheiro, pediu exoneração do cargo depois de falar em um evento que o “planeta se salva sozinho” do aquecimento global e após fazer críticas a pesquisas científicas que estudam o tema. O pedido foi feito na noite de quinta-feira (13), e a exoneração será publicada nesta sexta-feira (14).
As falas do então secretário foram feitas durante um fórum da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) sobre o impacto das tragédias ambientais em decorrência das mudanças climáticas. O pedido de demissão foi feito após uma reunião com o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), conforme nota da administração municipal.
Tamires Carla de Oliveira, atual chefe de gabinete da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, ficará interinamente no cargo.
Em nota, o então secretário disse que foi vítima de difamação e que nada que ele disse se enquadra no contexto negacionista, em resposta às críticas sofridas nas redes sociais. “Sou leal e não permitirei que esse lixo difamatório atinja o gabinete do prefeito. Por isso peço minha demissão”, afirmou no comunicado.