Ouvindo...

Volkswagen alega ‘estagnação do mercado’ e suspende produção de carros no Brasil

Suspensão ocorre em meio ao programa de incentivo do governo

Volkswagen decidiu suspender fabricação de carros em fábricas do Brasil

A Volkswagen anunciou nessa terça-feira (27) que interrompeu temporariamente a produção em suas fábricas no Brasil em razão de ‘estagnação do mercado’. A decisão da marca alemã ocorre mesmo com incentivos do governo para aumentar as vendas de automóveis.

Com a medida, a produção nas fábricas de São José dos Pinhais (PR), São Bernardo do Campo e Taubaté (SP) está suspensa. No caso da unidade paranaense, que produz o T-Cross e o Audi Q3, a suspensão atinge dois turnos. O primeiro deles entrou em layoff (período de inatividade) com previsão de retomada em até cinco meses. O outro ficará parado até a próxima sexta (30).

Os dois turnos responsáveis pela produção do Polo Track na fábrica de Taubaté-SP também foram suspensos nesta semana. Já a fábrica de São Bernardo do Campo-SP, que produz Virtus, Polo, Nivus e Saveiro, entrará em regime de férias coletivas de dez dias, a partir de 10 de julho,

A Volkswagen ressalta que as paralisações, layoffs e férias coletivas foram acordadas com sindicatos e funcionários.

Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.