Operação prende 28 suspeitos de roubo e sequestro a partir do Facebook no Rio

Quadrilha postava anúncios falsos no Market Place do Facebook para atrair as vítimas

Suspeitos usavam rede social para aplicar golpes

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e a Polícia Civil realizam, na manhã desta quarta-feira (28), a operação Market Fake contra uma organização criminosa denunciada por roubo, sequestro relâmpago e extorsão mediante sequestro. Pelo menos 28 pessoas já foram presas na operação que tenta cumprir 54 mandados de prisão preventiva e outros de busca e apreensão.

As investigações apontaram que os crimes eram praticados através da plataforma Market Place, do Facebook, onde os membros da organização postavam anúncios falsos de carros vendidos a preços compatíveis com os praticados do mercado. Após serem atraídas pelo anúncio, as vítimas eram sequestradas e levadas para comunidades, onde eram obrigadas a realizar transferências bancárias para os criminosos.

O trabalho de investigação do Ministério Público revelou que a Organização Criminosa possuía divisão de tarefas, estabelecida entre os mais de seus 50 integrantes, que lesaram mais de 50 vítimas, deixando um prejuízo estimado em mais de R$ 600 mil.

Através da repetição dos crimes a polícia identificou a atuação da quadrilha e os beneficiários. Com ajuda do setor de inteligência foi possível chegar aos envolvidos.

Os mandados estão sendo cumpridos em diversas cidades do Estado como Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Belford Roxo, Nova Iguaçu, São João de Meriti, Queimados e São Gonçalo.

Diana Rogers tem 34 anos e é repórter correspondente no Rio de Janeiro. Trabalha como repórter em rádio desde os 21 anos e passou por cinco emissoras no Rio: Globo, CBN, Tupi, Manchete e Mec. Cobriu grandes eventos como sete Carnavais na Sapucaí, bastidores da Copa de 2014 e das Olimpíadas em 2016.

Ouvindo...