Uma batida de carro em São Paulo terminou em tentativa de fuga e com um delegado alcoolizado brigando com um guarda civil. O policial estava afastado das funções e já tinha sido flagrado dando um soco no rosto de uma mulher.
A briga começou quando Luísa Castilho bateu o carro e ligou para o namorado, o delegado Rodrigo Gentil Falcão, na madrugada de domingo (11). Visivelmente embriagado, ele tentou coagir a vítima do acidente.
Segundo registro da PM, Rodrigo entrou no carro da vítima, se recusou a apresentar a carteira funcional aos guardas que atendiam a ocorrência e fez menção de sacar uma arma na cintura. Por isso, foi atingido por uma descarga de taser (arma de choque).
Testemunhas gravaram vídeos que mostra quando Rodrigo, visivelmente alterado, empurra um dos guardas na entrada da delegacia em Pinheiros, na zona oeste. Nos vídeos é possível ver uma GCM indicando que a ação seria encaminhada a corregedoria, na sequência Rodrigo hostiliza a guarda civil e diz: “Quem é você na hora do Brasil?”, falou o delegado.
O caso foi registrado na corregedoria da Polícia Civil.
A namorada do delegado, Luísa Castilho, não teve a prisão em flagrante decretada por dirigir sob efeito de álcool, uma vez que as autoridades policiais aguardam o laudo do IML.
Soco em mulher
Rodrigo é ex-secretário de segurança do município de Taboão da Serra. Ele foi exonerado em outubro de 2022, quando imagens dele dando um soco no rosto de uma mulher circularam na internet. Segundo a Secretaria da Segurança Pública, ele está afastado das funções como delegado.
Rodrigo Gentil Falcão é delegado de polícia 3ª classe na Secretaria da Segurança Pública (SSP) do estado de São Paulo, com salário líquido de R$ 6.224,78. Ele estava sob licença desde 07 de fevereiro, em razão do “prejuízo de sua capacidade laborativa”, constatada em perícia. Contudo, o prazo do afastamento venceu há 4 dias, em 6 de julho.
Nas redes sociais, o Secretário de Segurança de SP, Guilherme Derrite, publicou uma postagem em apoio aos policiais e GCM’s que foram hostilizados pelo delegado.