A foto que mostra a lua cheia “nos braços” do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, viralizou nas redes sociais. A imagem foi captada pelas lentes do fotógrafo Leonardo Sens que estudou a posição da Lua e calculou o momento exato do ano em que ela estaria alinhada ao monumento. A imagem foi feita no amanhecer do último domingo (4), na Praia de Icaraí, em Niterói.
Leonardo começou a fotografar em 2005, como hobby, mas logo de profissionalizou e passou a investir em fotos mais complexas. Um dos seus locais prediletos para fotografar é exatamente o Cristo Redentor. Ele conta que já tem fotos do Cristo com o sol e com nuvens, e tenta a foto perfeita com a lua há três anos.
“Em 2021 eu comprei uma nova lente para fazer essas fotos mais aproximadas da lua e do sol. Eu já sabia a época do ano que esse fenômeno acontecia, mas o principal é que utilizei um aplicativo de celular que mostra o ângulo e a hora certa da posição da lua. Todo mês eu fico acompanhando aonde que ela vai passar e qual é a inclinação. Em 2021 e 2022 o tempo estava nublado no dia e eu não consegui. Neste ano agora eu cheguei no local um dia antes, verifiquei com o aplicativo uma posição da lua, certifiquei dos horários e no dia eu cheguei meia hora antes, para preparar o tripé, a câmera, me posicionei certo”, relata Leonardo.
Com essa conquista, o fotografo agora busca novos desafios. Um deles é fazer uma foto da lua nascendo no mar, mas para isso ele ainda não achou o local ideal.
“Um novo desafio que eu estou em mente é a foto da lua nascendo no mar. Eu estou tentando achar um local apropriado bem amplo, sem nada na frente, bem no horizonte aberto para eu fazer uma foto com a lua nascendo e algum barco ou veleiro por trás passando para fazer a silhueta com a lua”.
Raio Divino
Em 10 de fevereiro, o cartão postal foi atingido por um raio durante uma forte tempestade no Rio de Janeiro.