Morreu neste sábado (27) o ex-presidente da Petrobras, Armando Guedes Coelho, no Rio de Janeiro. O empresário foi presidente da estatal entre 1987 e 1989, durante o governo do presidente José Sarney (MDB).
Armando Guedes Coelho nasceu em Goiás e começou a trabalhar na Petrobras ainda em 1964, como servidor público concursado. Em 1985 ele assumiu a presidência da Petrobras Comercio Internacional S.A (Interbras) e em 1986 passou a presidir a Petrobras Distribuidora (BR), onde ficou até ser nomeado presidente da estatal um ano depois.
Nos anos que se seguiram, o empresário atuou como presidente da Fábrica Carioca de Catalisadores e divisão de petroquímica da Companhia Suzano de Papel e Celulose. Também foi presidente do Conselho Empresarial de Energia da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e, em 2012, se tornou presidente emérito da Federação.
A morte de Armando Guedes Coelho foi lamentada pelo atual presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, em um a publicação no Twitter.
“Em nome da Petrobras, presto minhas condolências à família do ex-presidente da companhia, Armando Guedes Coelho. O engenheiro químico foi o primeiro funcionário de carreira a ser nomeado ao posto e ocupará para sempre o rol de nossa história!”
O velório e a cremação vão acontecer neste domingo (28), no Cemitério do Caju, no Rio de Janeiro.