Agora no rádio...

Ouvindo...

  • Belo Horizonte
  • Juiz de Fora
  • Montes Claros
  • Ouro Preto
  • Vale do Aço
  • Sul de Minas

Idosa corta rabo de cachorro com tesoura e é indiciada por maus-tratos

Suspeita alega que não sabia que cortar o rabo do cão era crime; prática pode causar desequilíbrio e até deixar o animal impedido de se mover

Idosa alega que não sabia que estava cometendo um crime

Uma idosa de 71 anos foi indiciada após cortar o rabo de um cachorro com uma tesoura em Maceió (AL). A informação foi confirmada pela Polícia Civil do Alagoas nesta sexta-feira (12).

A Polícia Civil chegou até o caso por meio de uma denúncia anônima. Aos investigadores, a idosa alegou que não sabia que cortar o rabo do animal era considerado crime. O animal passou por uma avaliação médica e recebeu atendimento veterinário no local.

A idosa foi indiciada pelo crime de maus-tratos contra animais. A pena pelo crime varia de 2 a 5 anos de reclusão. O delegado Robervaldo Davino, responsável pelo caso, informou que o desconhecimento da lei não impede que o autor do crime seja penalizado. Ou seja, a idosa pode ser condenada mesmo alegando que não conhecia a lei.

Cortar rabo de cachorro é crime?

Sim, cortar o rabo do cachorro sem nenhuma justificativa médica é considerado crime desde 2013. A prática, conhecida como caudectomia, pode causar vários problemas para os animais, como perda de equilíbrio e até paralisia no aparelho locomotor. Tanto o dono quanto o veterinário responsável pela ação podem ser penalizados, e o profissional pode até ter o registro suspenso.

Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.