Ouvindo...

Capela centenária é invadida, santos quebrados e paredes pichadas com dizeres terraplanistas; veja fotos

Igreja de Nossa Senhora da Piedade, localizada em Araras, São Paulo, foi invadida e vandalizada

Paredes da capela foram vandalizadas e santos foram jogados no chão

A Capela de Nossa Senhora da Piedade, localizada na zona rural de Araras, em São Paulo, foi alvo de invasão e vandalismo durante o fim de semana. As imagens da igreja após o ataque viralizaram nas redes sociais e, nesta terça-feira (2), o ato foi oficialmente repudiado pela Diocese de Limeira.

As paredes internas e externas da capela foram pichadas com questionamentos sobre os santos católicos e dizeres afirmando que a “terra é plana”. As imagens foram jogadas no chão pelo vândalo, que não foi identificado.

“Estas estátuas não tiveram poder algum para me impedir de entrar aqui, de movê-las de lugar e de escrever nestas paredes. Teriam elas algum poder para ouvir orações ou livrar do mal àqueles que clamam a elas? Ha ha ha ha ha ha”, escreveu o invasor na parede do altar.

Em nota, o Bispo Diocesano de Limeira, Dom José Roberto Fortes Palau, definiu o ataque como um episódio de intolerância religiosa. “A capela foi invadida e teve imagens retiradas de seus nichos e pichações nas paredes com dizeres que demonstram o desrespeito religioso”, escreveu em repúdio.

História da Capela e outras invasões

Centenária, a igreja é localizada em uma área particular e foi tombada pela prefeitura de Araras em 1989, pela importância histórica e cultural. A capela pertence ao território da Paróquia São Benedito e só abre uma vez por ano, no dia de Nossa Senhora da Piedade.

A igreja já foi invadida duas vezes. Nos dois casos, o sino da capela foi roubado por criminosos. Em 2006, o objeto foi encontrado em um antiquário em Campinas e recuperado. Em 2016, criminosos improvisaram uma escada para roubar o sino, que não foi substituído.

Segundo informações da Diocese, o boletim de ocorrência não foi registrado pelo órgão religioso. Como a Capela é situada em área particular, a invasão teria que ser denunciada pelo responsável pelo terreno.

Confira a nota completa da Diocese de Limeira

“A Diocese de Limeira repudia veementemente a manifestação de intolerância religiosa cometida, no último fim de semana, contra a capela dedicada a Nossa Senhora da Piedade, localizada na zona rural de Araras e que pertence ao território da paróquia São Benedito.

A capela foi invadida e teve imagens retiradas de seus nichos e pichações nas paredes com dizeres que demonstram o desrespeito religioso.

Em tempos de um comportamento social agressivo, onde destaca-se a violência, o preconceito e a intolerância ao próximo, devemos ressaltar a Carta Magna de 1988, principalmente no tocante da prática da tolerância religiosa e da cultura de paz, respeitando a dignidade e a liberdade de consciência da religião.

Que a bandeira da paz, do respeito às manifestações religiosas e do amor ao próximo seja a bandeira a ser empunhada por todos nós.

Dom José Roberto Fortes Palau - Bispo Diocesano de Limeira, SP”

Leia mais: Conheça a história de São Judas Tadeu, o Santo das Causas Impossíveis e Urgentes.

Maria Clara Lacerda é jornalista formada pela PUC Minas e apaixonada por contar histórias. Na Rádio de Minas desde 2021, é repórter de entretenimento, com foco em cultura pop e gastronomia.