Cristiano Sousa, de 30 anos, fez sucesso nas redes sociais nessa semana. O professor de química postou um vídeo em que ele divulga as notas dos alunos nas provas com memes pensados em cada rendimento. O caso engraçado aconteceu na cidade de Tubarão, em Santa Catarina.
Em entrevista ao portal g1, o professor confidenciou que a utilização dos memes é estratégia para prender a atenção dos alunos. “Com o novo ensino médio [e as alterações na grade curricular], eu só dou uma aula de 45 minutos por semana para o 2º ano, é muito pouco; tem gente que diz que perco tempo [com as brincadeiras], mas é o contrário: eu ganho. É assim que consigo o foco dos alunos”, contou o professor.
Veja o vídeo das provas com memes:
O artifício também chega para se adequar à realidade dos alunos, imersos no mundo digital e que, consequentemente, convive com os memes. “A gente precisa se reinventar e tentar ser mais dinâmico, mesmo com poucos recursos”, disse Cristiano.
Sem ressentimento
A “zueira” poderia incomodar algum aluno, mas ainda não foi o caso, segundo o professor de química. “A ideia é que os estudantes deixem de ver a avaliação como uma punição. Os que foram mal ainda se animaram para irem melhor na recuperação”, contou Cristiano.
Os alunos, ainda vão em busca do “meme perfeito”, que simboliza uma nota alta, como a Gretchen fazendo um coraçãozinho com as mãos ou a youtuber Tulla Luana brindando com uma taça de champanhe.
O próprio professor imprime as figurinhas em casa.