A entrega das declarações de Imposto de Renda pode ser feita até 31 de maio, data do início do recebimento do valor de restituição por parte da Receita Federal. Ao entregar a declaração, os contribuintes recebem uma previsão do valor que será recebido em caso de restituição.
Para consultar a restituição do Imposto de Renda, é necessário acessar a página da Receita Federal e preencher as informações que incluem CPF, data de nascimento e exercício. A data de pagamento só aparece quando o contribuinte entrar no ciclo de lote de pagamento, de acordo com o calendário de restituição.
Confira o calendário de pagamento da restituição do Imposto de Renda 2023
1º lote - 31 de maio de 2023
2º lote - 30 de junho de 2023
3º lote - 29 de julho de 2023
4º lote - 31 de agosto de 2023
5º lote - 29 de setembro de 2023
O primeiro lote é pago aos contribuintes prioritários: idosos com idade igual ou superior a 80 anos; idosos com mais de 60 anos; contribuintes com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
As outras datas consideram contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram por receber a restituição por PIX. Em seguida, consideram o prazo de entrega das declarações, ou seja, a ordem de envio dos dados para a Receita Federal.