Um vídeo no qual um
O médico infectologista Leandro Curi explica que o preparo oferece uma série de perigos à saúde, o que inclui o churrasco feito no bueiro. “Qualquer superfície que não tem higienização correta e, neste caso, está exposta a esgoto e água contaminada, além de secreções diversas é inadequado para o preparo de qualquer alimento”, relata. O consumo pode causar infecções mais leves, como diarreia, além de cólera, hepatite A e, dependendo da situação, leptospirose.
No vídeo que causou alvoroço nas redes sociais, o grupo de churrasqueiros alega ter higienizado o bueiro antes de preparar a carne. Apesar disso, de acordo com o especialista, uma limpeza simples não seria suficiente. “O objeto já está contaminado, com um nível de exposição a vários tipos de patógenos, seria necessária esterilização com produtos hospitalares. O fogo não consegue esterelizar”, explica o médico.
Ainda, o especialista adiciona que, no caso de consumo de um alimento preparado indevidamente, é necessário estar atento aos sintomas e procurar um médico em caso de necessidade. "É preciso observar, se vai haver febre, diarreia, vômitos e se outras pessoas do entorno também passaram mal. Depois disso, pedir a visão de um médico para que sejam tomadas devidas providências, exames e tratamentos”, acrescenta.