A montadora de veículos Volkswagen anunciou, nesta terça-feira (14), que irá suspender as atividades industriais na unidade de São Bernardo do Campo (SP). Os funcionários terão férias coletivas entre os dias 22 de fevereiro e 3 de março. O motivo é a falta de componentes, equipamentos essenciais para a produção de veículos.
Com isso, já são três as fábricas que terão produção suspensa em todo o país. Além da planta de São Bernardo do Campo, a de São José dos Pinhais, no Paraná, também terá interrupção no funcionamento no mesmo período. Na fábrica de motores de São Carlos, no interior de São Paulo, as férias coletivas irão de 20 de fevereiro a 1º de março.
Leia mais:
Volkswagen vai parar produção por 10 dias em duas fábricas no Brasil por falta de insumo Queridinho dos brasileiros, Gol deixará de ser produzido pela Volkswagen Volkswagen anuncia demissão de CEO Herbert Diess em meio a conflitos
“A Volkswagen do Brasil concederá férias coletivas aos seus colaboradores da fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), de 22 de fevereiro a 3 de março de 2023. Os dias de parada já estavam programados desde o ano passado e fazem parte da estratégia da montadora de flexibilização nos processos produtivos devido ao fornecimento de componentes”, justificou a empresa em comunicado enviado aos trabalhadores.
A única fábrica da Volkswagen que continua com funcionamento normal durante todo o período é a de Taubaté (SP).
A falta de semicondutores, de fabricação chinesa, afeta o mercado global de produção de veículos. Em 2022, a Volkswagen teve que interromper a produção por duas vezes, em maio e junho.