Um homem de 50 anos foi morto durante uma operação policial realizada na manhã desta quinta-feira (5), na Cidade de Deus, no Rio de Janeiro. Dierson Gomes da Silva, conhecido também como “Lord”, era catador de latinhas e, segundo os moradores da região, estava segurando um pedaço de madeira, quando tomou um tiro da Polícia Militar, que teria confundido o objeto com um fuzil.
Conforme relatos de conhecidos, o homem apresentava problemas mentais e, por isso, tinha o costume de andar com um pedaço de madeira junto ao corpo. Ele foi morto no quintal da casa em que morava sozinho. A operação foi coordenada pelo 18° BPM de Jacarepaguá, na capital fluminense. Relatos dizem que por volta das 8h50 as operações perderam a intensidade, mas ainda podiam ser ouvidos disparos esporádicos na comunidade.
A orientação compartilhada entre os moradores da área era que a circulação nas ruas e vielas da região deveria ser evitada. Caso não fosse possível, era recomendado que mandasse mensagem para amigos e familiares que residiam perto do destino para o qual gostaria de se deslocar.
Por meio de nota, a Polícia Militar disse que realizava uma operação na Cidade de Deus para coibir um roubo na região, quando foi atacada por criminosos. Ainda segundo a nota, os agentes da PM se depararam com um homem conduzindo o que parecia ser um fuzil pendurado em uma bandoleira, momento em que os agentes efetuaram disparos e o atingiram.
A Polícia Civil já realizou perícia na comunidade e testemunhas estão sendo ouvidas. A Secretaria de Estado de Polícia Militar disse que os PMs envolvidos no episódio já foram identificados e as armas foram recolhidas. Ainda segundo a PM, um procedimento interno foi instaurado para averiguar as circunstâncias que vitimaram fatalmente o catador.
Com informações da repórter Diana Rogers
(Sob supervisão de Mariana Cavalcanti)