O empresário Rubens Menin foi homenageado pela Câmara de Comércio Portuguesa de Minas Gerais como “Empresário Destaque de 2022". Em um jantar realizado nesta quarta-feira (30) no Palácio das Mangabeiras, em Belo Horizonte, ele foi homenageado em função da relação com Portugal e os investimentos que tem feito no país europeu.
“Homenagens são sempre gratificantes. Meu avô nasceu no Rio de Janeiro, mas o pai dele era português, e a gente sempre teve um laço muito grande com Portugal, acho o povo português muito bacana, a gente tem uma afinidade muito grande. Então, a gente ter um reconhecimento por parte da comunidade portuguesa é realmente bacana”, ressaltou Menin.
Trajetória
A Câmara de Comércio Portuguesa valorizou a trajetória de Rubens Menin como empreendedor e apoiador de causas sociais. Destacou ainda a atuação da Menin Wine Company, que atualmente conta com 145 hectares de vinhas e produção anual de cerca de 240 mil garrafas de vinho no país. Além do grande investimento já realizado, a expectativa é que a produção aumente cinco vezes em uma década.
Atualmente, Rubens Menin é presidente dos conselhos de administração da MRV, Inter, da Resia, da Urba, da LOG Comercial Properties, da Itatiaia e da CNN Brasil. Com a rica trajetória e reconhecimento da Câmara de Comércio Portuguesa, Menin deu dicas para quem ainda está começando no empreendedorismo, e ressaltou que “todo negócio começa pequeno”.
“Eu vejo que a gente está hoje em um mundo globalizado, e o caminho natural para a globalização passa por Portugal e passa pela Europa. Então, eu diria que Portugal, inclusive pela facilidade da nossa língua, é a ponte natural para os empreendedores brasileiros se conectarem com a Europa e com o Mundo. Vamos pensar grande, pensar no Mundo, não só no Brasil, e acho que Portugal é o caminho”, pontuou.
Para 2023, o empresário pregou, acima de tudo, “fé no Brasil”. "É um país fantástico, com potencial enorme, e não tenho dúvida nenhuma que o Brasil vai ser potência mundial muito em breve. Então vamos acreditar no Brasil, vamos trabalhar pelo Brasil, e vamos ter fé, porque o cara que está lá em cima gosta do Brasil”, finalizou.