Mais de três milhões de pessoas fazem as provas do Enem 2022 neste domingo (12), e a maioria dos candidatos têm exatamente 18 anos. Apesar disso, no meio de tantos jovens, idosos e adultos também sonham com uma vaga em uma universidade.
Segundo informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), são 926.338 jovens de 18 anos participando dos exames, majoritariamente estudantes que estão cursando o último ano do Ensino Médio. Já os idosos, com 60 anos ou mais, estão em menor quantidade, somando 7.278 candidatos.
Guimadson Silvério, de 58 anos, se espelha nos filhos para retomar os estudos. Atualmente trabalhando na manutenção de uma garagem de ônibus, Guimadson pretende cursar Direito em uma universidade federal. "É a primeira vez que eu vou tentar uma universidade, tem mais de 20 anos que eu parei de estudar. Não posso desistir”, relata o candidato.
Aos 66, a aposentada Mônica Dresler vai tentar o Enem pela quarta vez. Com quatro filhos formados e um encaminhado na graduação, Mônica sonha em cursar medicina. “Eu penso que o sonho que a gente tem, devemos tentar concretizar. Os jovens não devem desistir facilmente, devem focar no estudo, porque ele é tudo. Sem estudo, o Brasil não vai para frente”, afirma a aposentada.
Entre os adultos, há também os que já são graduados e pretendem conseguir uma nova formação em uma universidade pública. É o caso da gestora de RH, Maria Cleuza Martins, de 58 anos. “Eu sempre quis fazer história, mas acabei fazendo e trabalhando com outras coisas. Agora, eu espero dar conta de fazer a prova bem”, conta.