Ouvindo...

Após duas semanas em queda, gasolina volta a ficar mais cara nos postos brasileiros

Efeitos já foram sentidos na única refinaria privada do país; reajuste semanal foi de 1,4% segundo a ANP

Consumidor deve voltar a ver alta nos preços após duas semanas em queda

O preço da gasolina voltou a subir nos postos de combustível do Brasil, segundo pesquisa semanal da Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), atualizada nesta segunda-feira (17). Esse é o primeiro aumento no combustível após 15 semanas consecutivas em queda.

Conforme a Agência, o reajuste foi de 1,4% na comparação com a semana anterior. Os novos valores já consideram o aumento na Refinaria de Matarupe, e a única que é privada no país, e que acompanha as cotações internacionais. Até o momento, não houve posicionamento da Petrobras.

A estatal, inclusive, sofre pressão do governo para conter reajustes até o segundo turno das eleições, e não faz alterações no preço desde o começo de setembro. À época, foi feita redução média de 7% no preço do litro.

Junto com o aumento, a defasagem entre o preço médio da gasolina nas refinarias e a paridade de importação estava em 8% nesta segunda, o que corresponde a R$ 0,30 por litro. O diesel, por sua vez, apresentou estabilidade no valor cobrado nas bombas; e para o etanol, o preço médio subiu pela segunda semana seguida, chegando a R$ 3,46 - 1,7% acima do patamar de duas semanas atrás.

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.