O presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu na manhã desta segunda-feira (1), no Palácio do Alvorada, em Brasília, o presidente do IBGE e um pesquisador do Censo Demográfico 2022.
“Estou aqui com o presidente do IBGE e com o Gabriel, que me entrevistou. Sou o primeiro a ser entrevistado pelo Censo 2022”, disse Bolsonaro ao lado do presidente do instituto, Eduardo Luiz Gonçalves Rios Neto.
Se tornou uma tradição da pesquisa nacional começar os trabalhos de entrevistas com o chefe do Poder Executivo. A ideia é reforçar a importância do levantamento e estimular as pessoas a participarem do Censo.
“Nós estamos começando agora, durante 3 meses, agosto, setembro e outubro, que todas as residências brasileiras recebam o IBGE bem para que a gente entreviste todos os domicílios e façamos o recenseamento. Começamos hoje com o presidente da República”, disse Rios Neto.
Após ser adiado por dois anos, em razão da pandemia da pandemia de Covid-19 e de cortes orçamentários, o Censo Demográfico 2022 começou nesta segunda-feira (1).
Até o início de novembro, mais de 183 mil pesquisadores, devidamente identificados, estarão nas ruas de todos os 5.570 municípios do país. Ao todo, eles visitarão 89 milhões de endereços, para levantar as informações socioeconômicas da população brasileira. O último Censo foi realizado em 2010.