Ouvindo...

Ministério da Justiça cria canal para denúncias de telemarketing abusivo

As denúncias serão feitas via formulário eletrônico e serão apuradas pela Secretaria Nacional do Consumidor

Ministério da Justiça cria canal para denúncias de telemarketing abusivo

Após determinação do Ministério da Justiça de suspender as atividades de telemarketing abusivo em todo o país, a pasta lançou nessa quarta-feira (20) um canal direto para denunciar as empresas que insistem na prática abusiva. Para isso, basta o cidadão acessar o link denuncia-telemarketin.mj.gov.br.

As denúncias serão feitas via formulário eletrônico, onde os consumidores devem informar se têm relação com a empresa e se foi dada permissão para oferecem produtos e serviços. Nesse formulário, o cidadão pode informar dados como a data e o número que fez as chamadas.

O consumidor é obrigado a fornecer a data da ligação, além do código de DDD e o telefone do telemarketing. Outros campos do formulário, como nome e Estado do denunciante e CNPJ da empresa, são de preenchimento opcional.

Todas as denúncias serão apuradas pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão do Ministério da Justiça, e encaminhadas aos Procons, para análise e abertura de eventual processo administrativo. A empresa denunciada estará sujeita à multa diária de R$ 1 mil, que pode chegar a R$ 13 milhões com a condenação em processo administrativo.

Atividades suspensas

O Ministério da Justiça anunciou, nesta segunda-feira (18), a suspensão por tempo indeterminado das atividades de cerca de 180 empresas do setor de telemarketing, principalmente ligadas a bancos e instituições financeiras.

O objetivo é pôr fim às ligações que oferecem produtos ou serviços sem autorização dos consumidores. Segundo o próprio ministério, tais abordagens são, em sua maioria, realizadas com dados obtidos de maneira ilegal.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.