Ouvindo...

Times

Saiba quais são as 10 melhores universidades da América Latina; UFMG está na lista

Brasil é o país mais representado no ranking da Times Higher Education (THE), que tem seis universidades públicas mineiras no top 100

Sete instituições brasileiras estão entre as dez melhores melhores universidades da América Latina segundo a publicação britânica Times Higher Education (THE). O Brasil é o país com mais instituições de ensino no ranking, que tem seis universidades mineiras no top 100.

A lista é liderada pela Pontifícia Universidade Católica do Chile, que ocupa a primeira colocação pelo terceiro ano consecutivo. A instituição é seguida por três universidades do estado de São Paulo - USP, Unicamp e Unifesp.

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foi do quinto lugar, que ocupou por dois anos seguidos, para a nona colocação. Outras cinco universidades mineiras, todas públicas, figuram entre as 100 melhores da América Latina: Universidade Federal de Viçosa (19ª), Universidade Federal de Lavras (24ª), Universidade Federal de Uberlândia (47ª), Universidade Federal de Ouro Preto (64ª) e Universidade Federal de Juiz de Fora (74ª).

Além de ser o mais representado no top 10, o Brasil é o país com mais instituições no ranking. Ao todo, são 72 universidades brasileiras, seguidas por 30 instituições chilenas, 29 colombianas e 26 mexicanas.

No ranking foram avaliadas 197 instituições de 13 países. Entre os critérios avaliados nas universidades estão o ensino, o desenvolvimento de pesquisas, transferência de conhecimento e perspectivas internacionais das universidades.

As dez melhores universidades da América Latina segundo a Times Higher Education:

1ª - Pontifícia Universidade Católica do Chile

2ª - Universidade de São Paulo (USP)

3ª - Universidade de Campinas (Unicamp)

4ª - Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

5ª - Instituto de Tecnologia de Monterrey (México)

6ª - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

7ª - Universidade do Chile

8ª - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

9ª - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

10ª - Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-Rio)

Maria Clara Lacerda é jornalista formada pela PUC Minas e apaixonada por contar histórias. Na Rádio de Minas desde 2021, é repórter de entretenimento, com foco em cultura pop e gastronomia.


Leia mais