Lançado em 2012 como projeto exclusivo para o mercado brasileiro, o Hyundai HB20 está prestes a ganhar uma nova geração construída a partir de uma plataforma inédita pela primeira vez – as últimas atualizações são reestilizações profundas da única geração desenvolvida até então. Protótipos, flagrados pelo
Com a atualização, o novo Hyundai HB20 se aproximará das medidas do Chevrolet Onix e Volkswagen Polo, principalmente na distância entre-eixos (atualmente é de 2,53 metros), para ampliar o espaço da cabine.
Protótipo do novo Hyundai HB20 estava equipado com freios a disco nas quatro rodas
Visualmente, o novo HB20 mudará bastante, podendo adotar a nova identidade da marca sul-coreana no exterior. É possível que o hatch ganhe conjunto óptico separado em quatro elementos, lanternas integradas por uma faixa de LED, entre outros elementos mais futuristas.
Os protótipos indicam que o novo HB20 terá rodas de liga leve maiores, de 17 polegadas, e freios a disco nas rodas traseiras, ao menos nas versões mais caras. A segurança do hatch será incrementada com assistências de condução mais avançadas, como o controle de cruzeiro adaptativo (ACC) com frenagem autônoma.
Projeção do novo Hyundai HB20
Os dados técnicos ainda são mantidos em sigilo, mas o modelo deverá seguir oferecendo as motorizações flex 1.0 de três cilindros aspirada (80 cv) e turbo (120 cv), com opção de câmbio automático na mais potente.
HB20 poderá ser modelo global e dar origem ao novo Chevrolet Onix
Suposto protótipo do novo Hyundai HB20 flagrado na Coreia do Sul
Um protótipo flagrado há alguns meses na Coreia do Sul levantou rumores de que a nova geração do Hyundai HB20 poderá ser unificada ao i20 comercializado na Europa para se tornar um modelo global. A medida simplificaria processos produtivos e reduziria custos ao desenvolver um único carro para diferentes mercados.
Além disso, o novo HB20 poderá influenciar na atualização do Chevrolet Onix, pois Hyundai e General Motors firmaram em 2025 um acordo para o desenvolvimento conjunto de modelos de diferentes segmentos, como hatches e picapes.
Projeção: