Tomate fica mais caro nos atacados com redução da oferta
Temperaturas mais baixas, chuvas e menor área em produção reduziram a disponibilidade do fruto

Os preços do tomate avançaram nos atacados acompanhados pelo Hortifrúti do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) nos últimos dias. A valorização foi impulsionada pela redução da oferta, diante da queda das temperaturas nas regiões produtoras, que desaceleraram a maturação dos tomates, das chuvas que dificultaram a colheita e da menor área em produção.
De acordo com pesquisadores da equipe de Hortifrúti do Cepea, algumas lavouras encerraram a colheita, enquanto outras ainda iniciam os trabalhos em ritmo menor, contribuindo para a baixa oferta e a alta das cotações.
Segundo o Centro de Pesquisas, com a previsão de aumento das temperaturas, há possibilidade de aceleração da maturação dos tomates, elevando a oferta no atacado nos próximos dias.
*Giulia Di Napoli colabora com reportagens para o portal da Itatiaia. Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.



