Itatiaia

Preço do boi supera o da vaca e diferença é a maior para outubro desde 2022

Valorização mais intensa dos machos prontos para abate amplia a distância entre as cotações no mercado paulista, enquanto a oferta restrita de bois e a redução das escalas de abate sustentam os preços

Por
Duas vacas em um campo com vegetação verde, em uma área de pastagem.
Oferta mais restrita de machos para abate contribui para ampliar a diferença de preços em relação às fêmeas no mercado paulista. • Pexels

Os preços dos machos prontos para abate têm subido mais do que os das fêmeas no mercado paulista, ampliando a diferença entre as cotações das duas categorias. Segundo o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), o movimento está relacionado à menor disponibilidade de machos, enquanto a oferta de fêmeas permanece relativamente mais elevada.

Na parcial de outubro, até o dia 27, a diferença entre os preços médios de machos e fêmeas em São Paulo atingiu o maior nível para o mês desde 2022, com vantagem para os machos.

De acordo com os pesquisadores, a valorização mais intensa dos machos está associada à oferta mais restrita desses animais desde o início de 2026. Já as fêmeas têm maior disponibilidade relativa e participação no abastecimento do mercado interno.

Outro fator observado pelo Cepea é a redução das escalas de abate em diversas regiões. Na parcial de outubro, as médias recuaram em relação a setembro em São Paulo, Paraná, Mato Grosso e Pará.

Por

*Giulia Di Napoli colabora com reportagens para o portal da Itatiaia. Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

 

 

Belo Horizonte