Itatiaia

Maior oferta pressiona preços de alfaces no cinturão verde paulista

Tempo mais firme encurtou ciclos de colheita e aumentou a disponibilidade das variedades crespa e americana

Por
Campo de cultivo de hortaliças com fileiras de plantas de alface em desenvolvimento.
Maior oferta de alface no cinturão verde paulista pressiona os preços das variedades crespa e americana, segundo o Hortifrúti/Cepea. • Pexels

Os preços da alface crespa e da americana apresentam queda nas áreas que compõem o cinturão verde paulista (Ibiúna e Mogi das Cruzes), diante da elevação da oferta. Segundo a equipe de Hortifrúti do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o tempo mais firme nas últimas semanas contribuiu para o encurtamento dos ciclos de colheita, resultando em maior disponibilidade neste período.

Em Ibiúna (SP), a alface americana tem apresentado maior volume, o que, aliado à baixa procura, resulta em uma variação negativa mais expressiva para essa variedade.

Já em Mogi das Cruzes (SP), a elevada disponibilidade da alface crespa dificulta o escoamento, forçando ajustes de preços mais expressivos em comparação com os da americana, que também registrou recuo nesta praça.

Para a próxima semana, a previsão de uma frente fria deve prolongar o ciclo de cultivo e, consequentemente, controlar o ritmo da oferta. No entanto, as temperaturas mais baixas tendem a retrair o consumo, mantendo a pressão sobre as cotações.

Por

*Giulia Di Napoli colabora com reportagens para o portal da Itatiaia. Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

 

 

Belo Horizonte