Belo Horizonte
Itatiaia

Governo rasga elogios à sustentabilidade do agro

Ao lado do presidente Lula, na Bahia Farm Show, ministro Carlos Fávaro não poupou elogios ao agropecuarista brasileiro 

Por
Lula participou da abertura da Bahia Farm Show
Lula participou da abertura da Bahia Farm Show • Agência Brasil

O discurso está mudando! Basta relembrar o que falaram sobre a agropecuária brasileira na Cop 27 no Egito, no Fórum de Davos na Suíça e na visita do presidente a República da China.

Enfim, combater o lógico não é justo!

Só que a campanha feita contra o agronegócio brasileiro lá fora foi muito forte e bem direcionada. Alguém já viu algum país espalhar mundo afora os erros que comete? Muito menos o que não comete!

Por aqui colocaram as vitórias e as derrotas num mesmo balaio e tentaram jogar o Brasil para a última divisão da agropecuária brasileira. Hoje, muitos nos cobram o que não devemos se aproveitando para tentar impor barreiras comerciais aos nossos produtos.

Se acordamos em tempo ou não, o próprio governo está mudando o discurso e foram essas as palavras de um trecho da fala do ministro da agricultura Carlos Fávaro:

“Estamos andando mundo afora para mostrar o tanto que produzimos com sustentabilidade. Não vamos colocar a pecha nos produtores brasileiros como criminosos, que destroem o meio ambiente. Não é essa a realidade!”

Chegou a ser anunciado que na abertura da Bahia Farm Show fosse anunciado o Plano Safra 23/24, que deverá ultrapassar 400 bilhões de reais para os diversos segmentos do agronegócio.

Conforme discurso do Presidente Lula, que fez várias críticas ao plano do ano passado, falando dos altos juros que foram cobrados, todos esperam que esse ano os valores caibam melhor no bolso do produtor brasileiro.

Já como parte do Plano Safra foi liberado um total 3 bilhões e meio de reais para financiamentos na Bahia Farm Show. A expectativa de negócios no evento baiano gira em torno de 7 bilhões e 900 mil reais.

Por

Produtor rural no município de Bambuí, em Minas Gerais, foi repórter esportivo por 18 anos na Itatiaia e, por 17 anos, atuou como Diretor de Comunicação e Gerente de Futebol no Cruzeiro Esporte Clube. Escreve diariamente sobre agronegócio e economia no campo.