Quem não ama um cafezinho? Hoje, dia 14 de abril, é celebrado o Dia Mundial do Café, a segunda bebida mais consumida no mundo, só perde para a água.
A origem da data é incerta mas a comemoração até hoje é uma das mais mencionadas nas redes sociais e ações promocionais.
O
Produção e consumo
A estimativa de produção para a safra 2024/2025 é de 176.200 milhões de sacas de 60 kg.
O Brasil é o maior produtor e
Em 2024, o Brasil exportou mais de 50 milhões de sacas de 60 kg de café para 116 países. Os Estados Unidos lideraram como o principal destino.
Preço nas alturas!
O preço do café moído continua em alta e, nos últimos 12 meses até março, disparou 77,78%, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),
Apesar de estar caro, os brasileiros não deixaram de consumir sua paixão. Só no ano passado
Segundo pesquisas, o consumo diário indicado é de até quatro xícaras de café coado. Mas para muitos é ‘quase impossível’ seguir a recomendação.
Ainda não é possível dizer quando vai baixar, segundo a ABIC os preços devem continuar elevados pelo menos até 2026, devido à safra anterior que foi impactada pelas mudanças climáticas.
No entanto, até o momento, com as chuvas em grande volume a perspectiva é boa. Além disso, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP o